Cross-docking reduz custo e estoque e vai na direção da filosofia just in time.
O que é cross-docking?
O cross-docking é uma operação alternativa à distribuição de produtos, onde as mercadorias literalmente cruzam as docas e não ficam armazenadas. Basicamente, o cliente faz um pedido, o pedido é transportado para um centro de distribuição ou armazém, onde é separado e remanejado para outro veículo, que fará a entrega para o seu destino final.
A ideia do cross-docking é concentrar os pedidos de uma empresa em um local só, podendo ser de diversos fornecedores ou não, e trabalhar com carretas FLT (full truck load ou caminhão cheio/completo), sem a necessidade de estoque. O pedido chega no CD, é separado e transferido da área de recebimento para a área de expedição e, muitas vezes, carregado em veículos menores para entrega final, no chamado last mile.
Qual a diferença entre cross-docking e armazenagem?
A diferença entre cross-docking e armazenagem está em não precisar imobilizar os produtos em estoque. Ou seja, no cross-docking há um fluxo contínuo de expedição e na armazenagem há formação de estoque.
Qual o tempo máximo de permanência da mercadoria para se considerar uma operação de cross-docking?
O tempo máximo de permanência de uma mercadoria em um centro de distribuição ou armazém para se considerar uma operação de cross-docking é de 24 horas. Entretanto, há operadores logísticos no mercado que estendem esse prazo para até 3 dias, sem cobrar taxas de armazenagem.
Tipos de cross-docking.
O cross-docking pode ser subdividido pelo tipo de movimentação das mercadorias e é feito de três formas. São elas:
- Movimentação contínua: a mercadoria flui diretamente do ponto de recepção ao local de despacho, o mais rápido possível. É o modelo tradicional de cross-docking;
- Movimentação consolidada ou híbrida: as mercadorias recebidas são separadas e parte delas são despachadas imediatamente, enquanto outras podem ir para estoque, esperando formar outro pedido completo;
- Movimento de distribuição: os pedidos recebidos são separados, reorganizados entre si e distribuídos em cargas completas para serem enviados aos clientes.
E as formas:
- Feito à palete completa: é a mais eficiente, pois não sobrecarrega nenhuma parte da cadeia;
- Feito à palete mista: o serviço de picking é feito pelo distribuidor ou cliente, sobrecarregando essa parte da cadeia;
- Feito à palete pré-sortida: sobrecarrega o produtor ou fornecedor, pois tem que enviar os paletes (ou caixas) para o centro de distribuição já pré-sortidos, segundo a necessidade de cada cliente.
Vantagens:
- Redução de custos: há redução nos custos de armazenagem, seguros, avarias, excesso de estoque e de distribuição, já que os caminhões devem sair cheios/completos (FLT);
- Redução do risco de perdas e avarias pelo manuseio e o tempo parado em estoque;
- Redução do tempo de entrega, já que o centro de distribuição tem a função de separar e enviar o seu pedido o mais rápido possível para o comprador;
- Redução da área física do centro de distribuição, com consequente redução da área de armazenagem;
- Os produtos de diversos fornecedores podem ser entregues em um único caminhão;
- Aumento do turnover no centro de distribuição, com entregas mais frequentes e em pedidos menores;
- Melhora na ocupação dos veículos de carga;
- Suporte a estratégias just in time: não há falta de estoque, na medida em que o fornecedor envia os pedidos somente sob demanda.
Conclusão
A principal função do cross-docking é eliminar os custos de estoque e armazenagem e tornar mais ágil a entrega ao cliente. Como o cross-docking é uma operação complexa, que exige uma profunda integração entre empresa, diversos fornecedores/produtores, transportadores e um centro de distribuição ou operador logístico, é importante que seja implementado um sistema sólido e efetivo para que suas vantagens sejam percebidas.
Fluxo de informação, boa gestão, trabalho em equipe e o uso da tecnologia (como softwares ERP, TMS, ECR, etc) são primordiais para que tudo dê certo em uma operação de cross-docking.
A BB Serviços reafirmando, sua política de buscar melhorias constantes na qualidade e estrutura operacional para atendê-lo.