DICAS PARA ENVIO AÉREO

Dicas para embalar

Envio Nacional

Envio Internacional

Exigências Gerais de Embalagem

 

· As embalagens, sem exceções, devem ser resistentes em relação ao seu conteúdo.

 

· Mercadorias vulneráveis ao manuseio, devem ser inteiramente protegidas em embalagens suficientemente fortes, seguramente fechadas, de forma que impeçam o deslocamento do conteúdo, vazamentos ou danos à mercadoria, como por exemplo embalagens de madeira maciça e plástico sólido.

 

· A embalagem deve ser construída de tal forma que ofereça resistência contra mudanças de temperatura e umidade.

 

· É recomendável que o embarcador indique, na parte externa da embalagem, o nome, endereço e telefone do consignatário, o conteúdo, bem como o peso e a quantidade das unidades.

 

Nota: Embalagens defeituosas, empacotamento inadequado e fechamento inseguro conduzem a perdas e danos, não sendo portanto, aceitas pela companhias.

 

Regras Para Tipos Gerais de Embalagens

 

Garrafas: devem ser protegidas por uma embalagem externa desde que sejam de barro, vidro, metal ou plástico. E, deve haver material acondicionador para evitar movimento e colisões/quebras entre as garrafas.

 

Botijões: quando feitos de barro ou de vidro, devem ser protegidos por embalagem externa suficientemente resistente, de forma a impedir a quebra do botijão. Quando feitos de plástico e forem resistentes à perfuração em condições normais, poderão ser transportados sem embalagem adicional.

 

Caixas: quando feitas de madeira simples ou de madeira compensada, as faces sólidas da caixa deverão ser bem ajustadas, seguramente presas por meio de pregos, parafusos ou juntas de macho-e-fêmea, e devem ser suficientemente fortes para suportar o peso do conteúdo de forma apropriada. Poderão também ser feitas de metal ou plástico. Caixas de fibra (lisa ou corrugada) devem ser suficientemente fortes para suportar o peso do conteúdo de forma apropriada. Tais caixas devem ser seladas com fitas adesivas suficientemente fortes e largas. Na necessidade da utilização de fitas de metal, arames ou cordas pesadas, estes dispositivos deverão ser colocados de modo a não deslizar, afrouxar ou desprenderem-se das caixas.

 

Aniagem (tecido grosseiro de linho cru): material completamente envolvido em número suficiente de dobras de aniagem ou material similar e mantidas seguramente juntas por meio de arames ou outro material a impedir danos a outros artigos ou ferimentos a pessoas.

 

Recipientes: de metal ou plástico, deverão ser feitos de maneira a poder ser fechados hermeticamente. O dispositivo de fechamento deve ser de tal maneira que não afrouxe ou cause vazamento.

 

Engradados: são construções de sarrafos de madeira, pregados ou aparafusados, de resistência suficiente para conter a mercadoria assim embalada e protegê-la contra abrasão ou danos decorrentes do transporte.

 

Tambores: podem ser feitos de metal, madeira compensada, fibra ou plástico. O fechamento deve ser de maneira que não possa se afrouxar ou permitir vazamento.

 

Barris: são feitos de madeira com aros de metal. Quando se tratar de material sólido (pós) ou úmido, devem ser tomadas medidas de proteção para impedir vazamentos.

 

Embrulhos de Papel: o artigo deverá ser embrulhado pelo menos em uma camada de papel kraft pesado, ou em uma ou mais camadas de papel à prova d'água, reforçado, preso com fita adesiva, corda, arame ou fita. Não serão aceitos pacotes individuais embrulhados em papel e pesando mais de quinze quilos (33 lbs).

 

Encapados: são mercadorias seguramente amarradas com arame ou corda, em uma tábua mais larga e mais comprida do que os limites da mercadoria ali contida.

 

Artigo de Peso Concentrado (Máquinas e Peças): estes artigos devem estar contidos em caixa ou engradados, reforçados com fitas de aço, quando necessário.

 

Artigos Frágeis: a embalagem deverá ser de material sólido, tal como fibra de madeira ou caixa de metal engradado. Os artigos devem ser bem calçados, separados entre si e separados da embalagem por meio de calços adequados. Os artigos devem ser acondicionados firmemente, a fim de não se deslocarem e permitirem movimentos dentro da embalagem. A embalagem deverá sempre estar completamente cheia. Embalagens cujo conteúdo permita o atrito entre os volumes internos, serão recusados.

 

Líquidos: em sua maioria são contidos em garrafas, latas, tambores, vasos etc. Embalagens com líquidos não deverão ser completamente cheias. Deverá ser deixado espaço vazio no interior da embalagem, suficiente para impedir vazamento do conteúdo ou deformação da embalagem ocasionada por aumento de temperatura. A embalagem total deverá ser à prova de vazamento e adequada à proteção de outras cargas com utilização de material absorvente. A embalagem deverá ser claramente marcada, mostrando qual lado deverá ficar para cima, usando-se, para tal, um rótulo com os dizeres "este lado para cima". A embalagem de líquidos de natureza perigosa é feita em conformidade com os regulamentos referentes a artigos restritos. Flores e

 

 Plantas: são geralmente embaladas em engradados resistentes, chapa de fibra (corrugada) e caixas de juta, de maneira a permitir suportar seu manuseio, sem risco de prejudicar o conteúdo. Nos casos em que sacos ou invólucros plásticos ou de polietileno são utilizados, estes deverão cobrir somente as raízes, para permitir livre ventilação. Torrões de terra, quando utilizados na embalagem, deverão estar protegidos contra possíveis vazamentos.

 

O que é o Serviço Normal?

 

É um serviço que tem o prazo de 24hs a 72hs em dias úteis, para localidades operadas com vôo da empresa credenciadora (Companhia aérea). Este prazo aumenta para cidades do interior, e o atendimento é feito mediante consulta a Central de Atendimento. Esta modalidade de serviço é adequado para envio de lotes grandes, e que tenham um prazo maior para a chegada no destino.

 

O que são consideradas cargas especiais?

 

São aquelas cargas que necessitam de uma atenção diferenciada. Isto não significa que não trataremos as demais cargas com a devida atenção. Aqui estão relacionadas as cargas consideradas especiais mais enviadas. Animais vivos, perecíveis, restos mortais, órgãos humanos, sangue humano, artigos perigosos, carga valor, armas e munições.

 

Como calcular o seguro?

 

•  Carga Normal: valor da nota fiscal multiplicado por 0,33%

•  Carga Valor: valor da nota fiscal multiplicado por 0,66%

•  Carga internacional: valor do COMMERCIAL INVOICE em USD multiplicado por 0,5%

 

É possível embarcar vale refeição, talões de cheque e cartões de crédito em rotas nacionais?

 

Sim, para pessoa jurídica é necessário que apresente a nota fiscal e para pessoa física é necessário declaração de conteúdo em 02 vias.

 

O que é necessário para embarcar bebidas em geral (refrigerantes, não alcoólicos) em rotas nacionais?

 

•  Nota Fiscal

•  Pode-se embarcar em embalagem de fábrica, ou engrado de madeira com proteção interna

 

Posso enviar um aparelho eletrônico sem nota fiscal?

 

Negativo. Principalmente para localidades do Norte e Nordeste, onde existe fiscalização permanente da Secretaria da Fazenda local.

 

É possível fazer o envio de notebook? (ou qualquer outro material vulnerável)?

 

Este transporte é considerado CARGA VULNERÁVEL, com restrições para horários na origem e destino. Dependendo do montante e do valor expresso na nota fiscal, exigirá das Unidades de origem e destino, atenção especial com relação à escolta para poderem efetuar coleta e/ou entrega.

 

Pretendo enviar porcelana (carga frágil), uma caixa de papelão é suficiente para o transporte?

 

Não. Este tipo de material deverá ser embalado em caixas de madeira, contendo proteção interna. Mais informações podem ser obtidas na seção Dicas para Embalar.

 

Trabalho para uma empresa onde precisamos transportar uma quantidade considerável regularmente. Como posso negociar uma tarifa? É possível fazer isto através da Central de Atendimento?

 

Na Central de Atendimento, poderemos informar as tarifas normais, praticadas pela credenciadora, que são chamadas de "tarifas de manual". Porém, é possível efetuar um agendamento de visita, através da Central. Este agendamento será atendido pela Gerência Comercial de Vendas local, que providenciará a visita de um Consultor de Negócios, na data estipulada. Através deste consultor, é que serão analisadas as possíveis condições de negociação.

 

Quais são os itens que tenho que ter a mão, quando quero saber da cotação de frete para envio de uma determinada carga?

 

Para calcular o valor é necessário informar: número de volumes, peso total, tamanho de cada um (comprimento x largura x altura em centímetros), valor da nota fiscal e origem e destino.

 

Quais são as cidades atendidas?

Informação mediante consulta a Central de Atendimento

 

Porque certas aeronaves não levam animais vivos e corpos?

Porque não possuem compartimento adequado para acomodar este tipo de embarque.

 

O que é cubagem e como se faz o cálculo?

Cubagem é o peso equivalente ao espaço que o volume ocupa na aeronave. A cubagem é calculada através das dimensões do volume, em centímetros. Multiplica-se o comprimento pela largura e pela altura, e divide-se o resultado por 6000, o resultado será o peso cubado. 6000cm³ é o espaço que 1kg ocupa na aeronave.

 

Qual o andamento do processo de uma ocorrência de reclamação?

 

Após a abertura da ocorrência pelo atendente, a mesma é passada ao setor de suporte, que resolverá os casos que estiverem ao alcance da Central de Atendimento. O que não estiver, será passado ao setor responsável.

 

Como eu faço para obter uma carta explicativa, como por exemplo, o não embarque de uma carga em vôo reservado?

 

Se o cliente solicitar uma explicação via e-mail, direto para a Central de Atendimento, será enviado via e-mail esta resposta. Porém, se o mesmo exigir uma posição por escrito do aeroporto onde ocorreu o problema (ou de outro setor responsável), o remetente deverá enviar sua solicitar para este setor.

 

Qual é o prazo para fornecimento de uma carta explicativa?

 

A Central de Atendimento não tem o controle das solicitações de carta explicativa que são emitidas por vários setores da credenciadora. Isto varia de setor para setor. Geralmente. Quando uma determinada área é acionada para fornecer uma carta explicativa, todos os fatos serão levantados, antes de que esta carta seja feita.

 

Porque a taxa de combustível é cobrada separada do frete aéreo?

 

Na verdade, a taxa de combustível está inclusa no valor total do frete. Ela só vem discriminada em um campo separado no conhecimento aéreo para que o cliente possa saber tudo o que foi cobrado.

 

Tem diferença de valores se o vôo for noturno?

 

Negativo.

 

Que documentação preciso para embarcar cães e gatos através do serviço convencional nacional?

 

•  Atestado de Saúde

•  Atestado de Vacina

•  GTA (GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL). Emitido pela SECRETARIA DA AGRICULTURA local, mediante a apresentação dos dois atestados acima. Alguns veterinários são credenciados pela SECRETARIA DA AGRICULTURA, e podem emitir o GTA, sem que o remetente tenha que se dirigir a este órgão.

 

Qual a embalagem necessária para envio de cães e/ou gatos nas rotas nacionais?

 

Cães: raças não ferozes com peso de até 40kg, e até 90 dias de idade: poderá ser caixa de madeira. Acima de 90 dias: caixa de fibra e polietileno, de tamanho confortável, que permita que o animal fique de pé, sem que as orelhas e a cabeça toquem o teto, que consiga dar uma volta completa em torno de si, sem que barre nas laterais da caixa. O chão deverá ter material absorvente. Pode-se colocar água e comida, desde que em quantidades razoáveis, e em recipientes que não permitam o derramamento durante manuseio e transporte. Para raças ferozes (mastim napolitano - doberman - pitbull - rotweiller) e demais raças com peso acima de 40kg, a embalagem deverá ser de madeira maciça ou metal, com duas travas de segurança, no mesmo padrão de conforto. O tamanho final da embalagem deverá ser compatível com a aeronave em operação na rota escolhida.

 

Existem embalagens para cães e gatos disponíveis para compra nos terminais de carga dos aeroportos?

 

Há uma quantidade pequena nos terminais de cargas de Guarulhos (São Paulo), Porto Alegre e Galeão (Rio de Janeiro). È necessário consultar um desses terminais e verificar a disponibilidade de estoque. As mesmas serão vendidas apenas para clientes que já tenham reserva de carga confirmada, para transportar seu animal.

 

Posso enviar animal vivo aos sábados, domingos e feriados nas rotas nacionais?

 

Nem todos os aeroportos no Brasil possuem plantão nesses dias, para a retirada de animais vivos. É necessário consultar a Central de Atendimento, com antecedência, para que seja verificado esta possibilidade com o destino.

 

Quando devo fazer a reserva para enviar meu animal em rotas nacionais?

 

Quanto mais rápido melhor. Existem muitas solicitações para envio de animais vivos para determinadas localidades. Se o cliente demorar em solicitar a reserva, certamente não conseguirá espaço para a data solicitada. Existem localidades que devido ao equipamento em operação, não permite o transporte de animais vivos. Neste caso, não será possível o atendimento.

 

Quanto tempo antes do embarque tenho que levar o animal ao aeroporto para embarque em rotas nacionais?

 

Dirija-se ao aeroporto 03h00 antes do horário da saída do vôo reservado. A exceção é Congonhas (São Paulo), onde o prazo para entrega está em 02h00 antes da saída do vôo reservado.

 

O que devo ter em mãos para fazer a reserva do animal vivo em rotas nacionais?

 

•  Número do conhecimento aéreo de embarque (AWB)

•  Nome e telefone do remetente

•  Nº de volumes e peso total

•  Dimensões do volume (comprimento, largura e altura em centímetros)

•  Data para embarque

•  Nome e telefone do destinatário

•  Raça do animal e idade

•  Nº de animais que estão sendo transportados por volume

 

É necessário sedar o animal para embarque?

 

De acordo com normas internacionais, não é necessária a sedação do animal para embarque. Fica a cargo do remetente, e do veterinário, a sedação ou não do animal. Porém, a credenciadora se reserva no direito de recusar o aceite do animal, se o mesmo estiver visivelmente agitado, e colocando em risco sua segurança e das pessoas que irão manusear a embalagem. O remetente optando por sedar o animal, deverá se responsabilizar por escrito. Este documento será anexado aos demais para transporte, e também na embalagem do animal.

 

Posso enviar carga viva para uma cidade do interior?

 

Apenas se esta cidade for operada com vôo da credenciadora, e se o equipamento em operação permitir.

 

Qual a documentação que preciso para transportar aves em geral em rotas nacionais?

 

Deverão ser apresentados o GTA (Guia de Trânsito Animal), comprovante da vacinação contra a doença de Marek e contra a Bouba aviária.

 

Qual a embalagem necessária para embarcar aves em geral?

 

Depende da "natureza" das aves, idade e quantidade. Mediante consulta ao Manual para Animais Vivos da IATA, em disponibilidade na Central de Atendimento.

 

Quanto tempo antes da saída do vôo tenho que despachar as aves?

 

03h00 antes da saída do vôo reservado. Exceção é Congonhas (São Paulo) onde elas poderão ser entregues 02h00 antes da saída do vôo reservado.

 

Quantas caixas de aves posso embarcar em rotas nacionais?

 

Localidades operadas com B737 permitem até 10 caixas de aves por vôo. Aeronaves maiores permitem o transporte acima de 10 caixas.

 

O que é necessário para embarcar armas em rotas nacionais?

 

•  Nota Fiscal

•  Porte de arma (se o remetente for pessoa física)

•  Autorização de Tráfego emitida pelo Ministério do Exército

•  Reserva com antecedência

 

Obs: munição é artigo perigoso, e não poderá ser embarcado na mesma embalagem das armas.

 

O que é carga valor em rotas nacionais?

 

Uma carga poderá ser considerada valor pela sua natureza (como ouro, prata, relógio de pulso, etc.), ou pela sua relação valor de nota fiscal divido por peso. Toda carga tiver seu valor por kg igual ou superior a R$ 3.848,00, será considerada carga valor.

 

•  para embarque de carga perecível em rotas nacionais

 

Qual documentação necessária para aceite e embarque de carga perecível, em rotas nacionais?

 

•  Nota Fiscal

•  Certificado Fitosanitário, emitido pela SECRETÁRIA DA AGRICULTURA local

•  Duração mínima permitida: 72 horas. Este prazo deverá estar visível na embalagem.

 

Qual a embalagem necessária para embarcar perecíveis como Carga Convencional Standard?

 

A embalagem deverá ser compatível com a natureza da carga, não permitindo vazamento e exalação de cheiro, o prazo de validade deverá estar impresso num local visível na embalagem. Em caso de produtos que têm que ser mantidos congelados, a embalagem tem que ser de isopor e se o produto for acondicionado em gelo seco, deve-se colocar uma etiqueta na caixa com o número da UN 1845 e classe (CL) 9, colocando também a quantidade de gelo seco que contém na embalagem.

 

Quando devo fazer a reserva para enviar perecível Carga Convencional Normal?

 

O cliente deverá fazer a reserva no máximo 8 dias antes da saída do vôo e mínimo 24hs antes do dia desejado do embarque, através da Central de Reserva de Cargas.

 

Quanto tempo antes do embarque tenho que levar o produto perecível ao aeroporto para embarque em rotas nacionais?

 

É necessário que o produto perecível seja entregue no aeroporto 3 horas antes da saída do vôo reservado.

 

Qual documentação necessária para transportar órgãos humanos em rotas nacionais?

 

Somente laboratórios e hospitais têm autorização para fazer esse tipo de embarque, e é necessária uma declaração do laboratório e/ou hospital remetente, além da autorização policial local.

 

Qual documentação que preciso para embarcar um corpo em rotas nacionais?

 

•  Certidão de Óbito.

•  Laudo de embalsamamento.

•  Autorização Policial local para remoção do corpo.

•  Termo de Responsabilidade (uma DECLARAÇÃO da empresa de serviço funerário, informando que está transladando apenas o caixão, com o corpo e sua vestimenta).

•  Identidade do falecido e remetente.

 

Qual embalagem necessária?

 

As funerárias possuem a urna adequada ao transporte aéreo. Trata-se de um caixão de madeira zincado e chumbado.

 

Quanto tempo antes do embarque preciso entregar o corpo?

 

É necessário que o corpo seja entregue no aeroporto 3 horas antes da saída do vôo reservado.

 

Qual documentação que preciso para embarcar ossos em rotas nacionais?

 

•  Certidão de Óbito.

•  Certificado de Exumação

•  Autorização Policial local para remoção dos ossos

•  Laudo emitido por profissional habilitado informando metodologia utilizada para desinfectar os ossos

•  Identidade do falecido e remetente.

 

Qual embalagem necessária?

 

As funerárias possuem a urna adequada ao transporte aéreo. Trata-se de uma urna de madeira lacrada e cintada.

 

Quanto tempo antes do embarque preciso entregar os ossos?

 

É necessário que os ossos sejam entregues no aeroporto 3 horas antes da saída do vôo reservado.

 

Qual documentação que preciso para embarcar cinzas em rotas nacionais?

 

•  Certidão de Óbito

•  Certificado de Cremação

•  Autorização Policial local para remoção das cinzas

•  Identidade do falecido e remetente.

 

Qual embalagem necessária?

 

As funerárias possuem a urna adequada ao transporte aéreo. Trata-se de uma urna de madeira lacrada e cintada.

 

Qual documentação necessária para se transportar um artigo perigoso em rotas nacionais?

 

•  Nota Fiscal

•  Declaração do Embarcador para o transporte de artigos perigosos em 03 vias (solicitar formulário para a Loja de Cargas - Terminal de Cargas do Aeroporto)

•  Ficha de Emergência do produto em 03 vias

•  Certificado de Conformidade da Embalagem

•  Atestado de Produto Aeronáutico Aprovado (APAA) emitido pelo CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial)

 

O que significam as siglas: U N - CL - PG e PI?

 

•  UN - classificação da ONU em quatro dígitos para identificação do produto

•  CL - classe do produto, que poderá ser de 1 a 9

•  PG - grau de periculosidade, que vai de I a III (do mais perigoso, ao menos perigoso)

•  PI - instrução de embalagem (qual a embalagem adequada)

 

Preciso fazer reserva para este tipo de embarque?

 

Não há necessidade de reserva para rotas nacionais. Já para rotas internacionais a reserva é obrigatória, para qualquer destino e peso.

 

Qual a tarifa para embarques nacionais?

 

A tarifa será baseada no peso, nº de volumes e dimensões (para verificação da cubagem). Ao preço final será cobrado uma TAXA de US$ 20,00, como TAXA DE MANUSEIO DE ARTIGOS PERIGOSOS, que será convertido em reais, no dia da emissão. O valor de nota fiscal também influenciará no valor final do transporte.

 

Qual o teor estipulado para que uma bebida alcoólica seja considerada artigo perigoso?

 

Bebidas com teor alcóolico acima de 70% por litro, independente da quantidade a ser enviada, ou um líquido que contenha entre 24% e 70% e sendo embarcado 5 ou mais litros por engradado de madeira.

 

Posso solicitar coleta e/ou entrega de artigo perigoso?

 

Não, artigos perigosos só poderão ser enviados e retirados nos TERMINAIS DE CARGA dos aeroportos.

 

 

O que é serviço de carga convencional na área internacional?

 

É um serviço que possui características próprias, que o difere da carga nacional, podendo ser classificado como exportação ou importação.

 

Onde entrego para embarque minha carga convencional internacional?

 

Toda e qualquer carga convencional internacional deverá ser entregue para embarque, no TECA (TERMINAL DE CARGAS), do aeroporto de origem. O mesmo deverá ser um aeroporto ALFÂNDEGADO. Todas as capitais brasileiras estão aptas, de acordo com a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, a receber cargas de exportação ou importação.

 

Em que dias e horários os aeroportos recebem para embarque carga convencional internacional?

 

Geralmente de segunda a sexta, das 08h00 as 16h00. Aos sábados, domingos e feriados, apenas serão aceitos para embarque restos mortais (corpos) e animais vivos. Este horário de funcionamento é determinado pela INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, o que poderá causar diferença no horário de funcionamento entre aeroportos, como, por exemplo GRU e GIG.

 

É possível coletar e entregar carga convencional internacional?

 

Por determinação da INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, para este serviço, a única modalidade disponível é aeroporto - aeroporto.

 

Em qual situação minha carga tem que passar pela Liberação Alfandegária?

 

Todo embarque internacional, independente da finalidade, tem que se submeter à liberação alfandegária, junto a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL. Geralmente estes terminais ficam próximos aos nossos terminais de carga. A BB Serviços é apenas a TRANSPORTADORA, não tendo autonomia para agir como representante do remetente (no caso de exportação) ou do destinatário (no caso de importação), no procedimento de liberação alfandegária.

 

Qual a documentação necessária para embarque de carga convencional internacional?

 

Depende do que será enviado, quantidade e motivo do envio. Favor contatar a Central de Atendimento nossa central.

 

Sou pessoa física como devo proceder para enviar um carga convencional internacional já pronta para embarque?

 

Em primeiro lugar, dirija-se a Loja de Cargas - Terminal de Cargas das companhias aéreas que fazem a vôos internacionais, onde será feito o cálculo do frete e emissão do conhecimento aéreo de embarque (AWB). Após isto, vá a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL com a carga, documentação e conhecimento aéreo emitido, para efetuar a liberação alfandegária. Neste local será preenchida a DSE (DECLARAÇÃO SIMPLIFICADA DE EXPORTAÇÃO) e pagamento da TAXA DE ARMAZENAGEM de um dia. Após este processo, retorne a Loja de Cargas, e entregue a documentação carimbada pela IRF. Serão entregues as vias devidas ao remetente, e o restante encaminhado ao setor responsável para cuidar do embarque.

 

Posso enviar uma encomenda para o exterior como frete a pagar no destino?

 

É importante lembrar que o pagamento de frete aéreo no exterior, obedece critérios estabelecidos pelos países que atuam no comércio internacional. Antes de enviar a encomenda, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento informar sua necessidade e registrar por e-mail , para que possamos ter conhecimento das regras para este tipo de serviço, e se o país de destino aceita esta modalidade de pagamento.

 

Quais são os animais mais aceitos para embarque com destino a países no exterior?

 

Cães e gatos, sendo que os mesmos têm que ter a idade mínima de três meses (90 dias)

 

Quais os documentos exigidos para aceite e embarque de cães e gatos?

 

· Atestado de Saúde

· Atestado de Vacina

· Certificado Zoosanitário Internacional (CZI)

· Visto Consular (o remetente deverá contatar o Consulado do país de destino para verificar se é necessário visto consular na documentação ou não)

· Cães e gatos para ou via Estados Unidos, deverão estar acompanhados do formulário CARTA DE SEGURANÇA

· Cães, gatos e furões para ou via países que fazem parte da União Européia deverão cumprir procedimento específico (em vigor desde 01/10/2004). Para conhecer este procedimento, o remetente deverá enviar um e-mail para a Central de Atendimento (atendimento.variglog@variglog.com). Será anexado um arquivo a resposta onde estará explicado todo o procedimento.

 

Qual a embalagem necessária para aceite e embarque de cães e/ou gatos?

 

Cães: raças não ferozes com peso de até 40kg - caixa de fibra e polietileno, de tamanho confortável, que permita que o animal fique de pé, sem que as orelhas e a cabeça toquem o teto, que consiga dar uma volta completa em torno de si, sem que barre nas laterais da caixa.

O chão deverá ter material absorvente. Pode-se colocar água e comida, desde que em quantidades razoáveis, e em recipientes que não permitam o derramamento durante manuseio e transporte. Para raças ferozes (mastim napolitano - doberman - pitbull - rotweiller) e demais raças com peso acima de 40kg, a embalagem deverá ser de madeira maciça ou metal, com duas travas de segurança, no mesmo padrão de conforto. O tamanho final da embalagem deverá ser compatível com a aeronave em operação na rota escolhida.

 

Posso enviar animal vivo aos sábados, domingos e feriados?

 

É permitido o envio de animais vivos nos finais de semana e feriados, em embarques internacionais. O remetente deverá observar se no país de destino será possível o retira de animais vivos nestes dias. O horário de funcionamento das alfândegas no mundo, variam de país para país. Neste caso poderemos verificar se existe alguma restrição, através de consulta via e-mail ou em manuais de operação.

 

Pode ser coletado um animal vivo para embarque?

 

Não fazemos a coleta de animais vivos.

 

Quantos cães poderei colocar em uma mesma embalagem?

 

Até três cães, desde que sejam da mesma idade e ninhada. A idade não poderá ultrapassar 06 (seis) meses.

 

Quando devo fazer a reserva de carga para o transporte do meu cão?

 

Quanto mais rápido melhor. É possível solicitar uma reserva com até 14 dias antes da saída do vôo. Principalmente se o destino é uma cidade não operada com vôo direto.

 

Quanto tempo antes do embarque tenho que levar o animal ao aeroporto?

 

07 (sete) horas antes da saída do vôo reservado.

 

O que devo ter em mãos para fazer a reserva de carga do animal?

 

· Número do conhecimento aéreo de embarque (AWB)

· Nome e telefone do remetente

· Nº de volumes e peso total

· Dimensões do volume (comprimento, largura e altura em centímetros)

· Data para embarque

· Nome e telefone do destinatário

· Raça do animal e idade

· Nº de animais que estão sendo transportados por volume

 

Como é feito o cálculo de frete para animais vivos com destino a países no exterior?

 

Necessitamos saber os seguintes dados: número total de volumes, peso do animal com a embalagem e seu tamanho (comprimento, largura e altura em centímetros), origem e destino. Com estes dados teremos condições de verificar o valor por kg. Existe uma tarifa específica para animais vivos, que varia de localidade para localidade

 

Qual a documentação exigida para envio de bagagem desacompanhada?

 

(Por exigência da INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, para este tipo de embarque, REMETENTE e DESTINATÁRIO deverão ser os mesmos). 1. Uma DECLARAÇÃO em 02 (duas) vias em português, endereçada a "INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL", contendo: dados completos do remetente (nome, endereço, RG, CPF, Passaporte); nº total de volumes, dados completos do destinatário (nome e endereço completo); conteúdo discriminado de cada um e o motivo de envio.

2. Uma segunda DECLARAÇÃO em 02 (duas) vias em português, e 02 (duas) vias no idioma do país de destino, ou em inglês, com o cabeçalho de "A QUEM POSSA INTERESSAR", nos mesmos moldes da primeira DECLARAÇÃO.

3. 01 (uma) cópia simples da Cédula de Identidade, CPF, Passaporte e bilhete aéreo.

4. Se o remetente for estrangeiro, e não tiver Cédula de Identidade emitida no Brasil, será aceito apenas 01 (uma) cópia simples do Passaporte e do bilhete aéreo.

 

Qual o tipo de embalagem para aceite e embarque deste tipo de carga?

 

Resistente e compatível com o conteúdo. Materiais frágeis deverão ser acondicionados em caixa de madeira com proteção interna adequada.

 

Tenho uma encomenda para um país não coberto pelos vôos regulares . Como posso ter certeza de que a carga chegará ao destino?

 

Com nossa empresa, é possível enviar sua encomenda para qualquer local no mundo, desde que a cidade pretendida seja ALFANDEGADA. Quando a mesma não for, existe a possibilidade de levar a carga até uma cidade mais próxima. O destinatário deverá então dirigir-se ao aeroporto, para liberação e retirada da carga. Como é obrigatória a reserva, nós cuidaremos não apenas do trecho VARIG, mas como também da confirmação da conexão. A VARIG LOG faz parte da Star Alliance, uma aliança com as melhores companhias do mundo, o que garante a nossos clientes, um número ainda maior de cidades atendidas no mundo.

 

O que é trecho OFF-LINE?

 

São cidades não operadas com vôo direto. A cidade em questão deverá ser um aeroporto internacional, com terminal de carga alfandegado, possibilitando o envio e recebimento de carga internacional. Independente de quantas conexões serão necessárias, para se fazer a carga chegar ao destino, a responsabilidade total do transporte é da empresa que emitiu o AWB e iniciou o transporte.

 

Qual a documentação exigida para enviar objetos de uso pessoal?

 

1 Uma DECLARAÇÃO em 02 (duas) vias em português, endereçada a "INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL", contendo: dados completos do remetente (nome, endereço, RG, CPF, passaporte); nº total de volumes, dados completos do destinatário (nome e endereço completo); conteúdo discriminado de cada um e o motivo de envio.

2 Uma segunda DECLARAÇÃO em 02 (duas) vias em português, e 02 (duas) vias no idioma do país de destino, ou em inglês, com o cabeçalho de "A QUEM POSSA INTERESSAR", nos mesmos moldes da primeira DECLARAÇÃO.

3 01 (uma) cópia simples da Cédula de Indentidade, CPF, passaporte e bilhete aéreo.

4 Se o remetente for estrangeiro, e não tiver Cédula de Identidade emitida no Brasil, será aceita apenas 01 (uma) cópia simples do Passaporte e bilhete aéreo.

 

Qual embalagem necessária para aceite e embarque dos seguintes itens: objetos de uso pessoal; presentes; filmes fotográficos e de cinema; fitas de video; compact discs; fitas cassete; discos de vinil e DVD para o exterior?

 

Resistente e compatível com a natureza da carga que está sendo enviada.

 

Qual documentação necessária para aceite e embarque de um "corpo" para o exterior?

 

· Certidão de Óbito.

· Laudo de embalsamamento.

· Autorização Policial local para remoção do corpo.

· Certidão Consular (informando que a urna funerária está transportando apenas o corpo e sua vestimenta).

· Visto Consular na documentação (se houver necessidade)

· Termo de Responsabilidade (uma DECLARAÇÃO da empresa de serviço funerário, informando que está transladando apenas o caixão, com o corpo e sua vestimenta).

· Identidade do falecido e remetente.

 

Qual a urna funerária adequada para o transporte de um corpo para o exterior?

 

Geralmente as funerárias já possuem o modelo autorizado para o transporte. É um caixão de madeira, zincado e chumbado.

 

Preciso fazer reserva para este embarque?

 

Para corpos é obrigatória a reserva, para qualquer peso e destino.

 

•  Carga convencional internacional - Pessoa Jurídica (CRIAR SUBPASTA COM AS INFORMAÇÕES ABAIXO)

O remetente sendo pessoa jurídica, será obrigatória a contratação de um Agente de Carga ou Despachante Aduaneiro, a fins de obedecer a legislação aduaneira.

 

O que é considerado carga valor para embarques internacionais?

 

Todo embarque cujo valor por kg seja igual ou superior a US$ 1.000,00

 

Posso enviar pedras preciosas, semi-preciosas, cartões de crédito, bijuterias, ouro, prata e platina para embarques internacionais?

 

Antes de entregar para embarque, envie um e-mail para a Central de Atendimento (negócios@bbservicos.com.br), com todos os dados da carga (natureza, nº de volumes, peso total, origem e destino, valor em US$ da carga). Estas informações serão enviadas ao setor responsável por autorizar ou não este tipo de embarque. Após análise, A BB SERVIÇOS posicionará o cliente sobre a autorização ou não para transporte.

 

Posso enviar dinheiro, cheque em branco, cheques compensados ou cheques de viagens para o exterior?

 

Negativo.

 

Qual o horário limite para entregar a documentação liberada pela INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, para embarques internacionais em dias úteis?

 

Vôos com saída após as 18h00 (segunda a sexta), a documentação já liberada deverá ser entregue até as 12h00 (meio dia), do dia da saída do vôo. Vôos com saída até as 18h00 (segunda a sexta), entregue a documentação já liberada até as 16h00 do dia útil anterior a saída do vôo.

 

Qual o horário limite para entregar a documentação liberada pela INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL, para embarques internacionais aos sábados, domingos e feriados?

 

A documentação já liberada deverá ser entregue até as 16h00 do dia útil anterior a saída do vôo.

 

Sou pessoa Jurídica como devo proceder para enviar minha Carga Convencional Exportação após o volume já pronto?

 

O remetente sendo pessoa jurídica, a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL exigirá que todo processo de liberação aduaneira e aceite para embarque, seja feito por um Agente de Cargas.

 

Qual documentação necessitarei para enviar uma carga do exterior para o Brasil?

 

Cada país possui sua legislação aduaneira específica. Envie um e-mail para nossa central de atendimento (negócios@bbservicos.com.br) e informe sua necessidade, caso nossa empresa não atenda a localidade solicitada. Por gentileza dirija-se ao escritório da companhia aérea local, para obter estas informações.

 

Que preciso fazer para retirar os documentos de uma carga importação, para posteriormente liberar junto a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL?

 

Um portador devidamente autorizado deverá dirigir-se ao Depto de Importação do aeroporto de destino. Como se trata de destinatário pessoa jurídica, este deverá ser portador de uma autorização em duas vias, papel timbrado da empresa com CPNJ e Inscrição Estadual. Nesta autorização deverá constar o nome da pessoa que irá retirar a documentação. Esta pessoa deverá apresentar a Cédula de Identidade original.

 

Que preciso fazer para retirar os documentos de um embarque de bagagem desacompanhada procedente do exterior, para posteriormente liberar junto a INSPETORIA DA RECEITA FEDERAL?

 

O destinatário somente poderá retirar a documentação para liberar sua bagagem, de segunda a sexta, das 08h30 as 14h30. Documentos que deverão ser apresentados: 01 (uma) cópia simples original da Cédula de Identidade, CPF e Passaporte; capa da passagem e relação de conteúdo dos volumes. Se a pessoa que for retirar a documentação for um procurador do destinatário, o mesmo deverá apresentar além da documentação acima, uma procuração com firma reconhecida, bem como seus documentos originais (Cédula de Identidade e CPF).

 

Que preciso fazer para retirar os documentos de um embarque de carga importação, cujo destinatário seja pessoa física?

 

Se o destinatário for pessoalmente retirar a documentação, ele deverá apresentar apenas a Cédula de Identidade original. No caso de um representante, será necessário apresentar uma procuração com firma reconhecida, bem como seus documentos (Cédula de Identidade original e CPF).

 

Qual documentação necessária para aceite e embarque de artigos perigosos em rotas internacionais?

 

Para embarques internacionais, o remetente deverá contratar um Agente de Carga ou Despachante Aduaneiro, para fins de liberação aduaneira.

 

O que é significam as siglas: U N - CL - PG e PI?

 

· U N - classificação da ONU em quatro dígitos para identificação do produto

· CL - classe do produto, que poderá ser de 1 a 9

· PG - grau de periculosidade, que vai de I a III (do mais perigoso, ao menos perigoso)

· PI - instrução de embalagem (qual a embalagem adequada)

 

Preciso fazer reserva para este tipo de embarque?

 

Não há necessidade de reserva para rotas nacionais. Já para rotas internacionais a reserva é obrigatória, para qualquer destino e peso.

 

Qual a tarifa para embarques internacionais?

 

Em rotas internacionais, além do peso, nº de volumes e dimensões (para verificação da cubagem), será cobrada uma taxa de US$ 50,00, como TAXA DE MANUSEIO DE ARTIGOS PERIGOSOS. Além disso, será cobrada também TAXA DE COMBUSTÍVEL, que varia de acordo com a localidade de destino. O valor do COMMERCIAL INVOICE também poderá influenciar no valor final do transporte.

 

Qual o teor estipulado para que uma bebida alcoólica seja considerada artigo perigoso?

 

Bebidas com teor alcóolico acima de 70% por litro, independente da quantidade a ser enviada, ou um líquido que contenha entre 24% e 70% e sendo embarcado 5 ou mais litros por engradado de madeira.

 

Posso solicitar coleta e/ou entrega de artigo perigoso?

 

Não, artigos perigosos só poderão ser enviados e retirados nos TERMINAIS DE CARGA dos aeroportos.

 

 


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